Mulheres podem frequentar bar também
Autora: Juliane Rodrigues da Silva
Frente do bar Violeta, por Juliane Rodrigues
Fonte: Smartphone microsoft Lumia 535
Só de vista, se percebe que a quantidade de homens em qualquer bar de todo lugar, é maior que a quantidade de mulheres, mas não é por isso que elas não vão.
Mulheres gostam de sair um pouco de casa também, tem delas que bebem e comem mais que certos homens. Mulheres gostam de ir em um bar e se juntar com as amigas, contar e ouvir as outras para a atualização do seu meio social. Mulheres gostam de ir em um bar e conhecer pessoas diferentes. Mulheres gostam de ir em um bar para ficar um tempo sozinha e se tranquilizar dessa boa energia que um bar tem. Quem disse que bar não é lugar de mulher?
Há mulheres que não gostam de ir por diversos motivos, mas não tem como não entrar pelo menos uma vez na vida, nem que seja pra comprar salgado, bala, cigarro, bebidas, chamar alguém e etc.
Liliane, 46 anos: Quando eu estava na adolescência, meu pai vivia em bar, jogando sinuca, baralho, dominó e bebendo pinga pura, mas ele não podia ver filha dele nem do outro lado da rua, independente da roupa, somos 6 mulheres e 1 homem. Minha mãe mandava a gente chamar o velho pra casa comer ou deitar e ele brigava com a gente por não querer filha dele perto de bar.
Pois, hoje em dia, ainda persiste essa ideologia que mulher não pode ficar em bar ou ainda mais, mulher que frequenta bar não presta, não é mulher para casar. Posso dizer que bar é onde as mulheres casadas também vão.
Joyce, 62 anos: Olha, meu casamento vive de aparência. Meu marido Jadiel me maltrata muito com palavras, e ele não sabe beber, ele bebe pra desmaiar, e quem é que vai buscar ele? Sou eu que vou atras dele por ficar em casa esperando muito a chegada do meu marido com comida pronta e casa limpa. É por isso que vou no bar, eu também gosto de beber, então estou indo antes dele chegar porque ele não deixa eu beber, mas ele pode.
Teve um dia que falei em casa que iria no mercado e voltava logo. Entrei no mercado, peguei umas latinhas de cerveja e fui no bar pegar uma da brava, pois fui saber que ele estava me seguindo e logo recebi uma ligação dele dizendo pra eu voltar pra casa e esperar pra beber com ele. Ele não foi no mercado comigo, mas por saber que eu estava bebendo no bar ele quis que eu voltasse em casa pra buscar ele e retornar ao bar.
Ainda tem uma espécie de machismo, a mulher só vai se for com o marido, ou fica em casa deixando em ordem e cuidando dos filhos. E quando os filhos já estão criados e/ou casados (como é o que acontece com a aposentada Joyce) causa uma solidão, a pessoa acaba rápido o que esta pendente, a TV já não tem muita graça em certos pontos, e no caso o lugar que realmente faz bem é o bendito bar, ainda bem que existe né?
Stefany, 17 anos: Eu gosto de conhecer pessoas novas, chega uma hora em que já decidimos o que queremos fazer da vida e os lugares que gostaria de conhecer, e as vezes vou em um bar que vejo uma boa quantidade de pessoas novas como eu, para restaurar meus pensamentos e conhecer mais do mundo.
Sem contar que não tem idade pra frequentar, tem idade para consumir bebidas alcoolicas, mas todo bar vende coisas comestíveis e bebidas diversas.
Enfim, mulheres frequentam muitos os bares, é um local que está tendo um ambiente mais agradável para todos e tonando cada vez mais acessível pra qualquer pessoa.